Aniversário do FGTS? Venha conferir!
- kapyttal
- 3 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2023

A partir desta segunda-feira, dia 3, tem início o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em julho que tenham aderido a essa opção. Os aniversariantes deste mês que ainda não aderiram podem solicitar o saque-aniversário até o último dia de julho, recebendo o valor no mesmo ano.
Aqueles que nasceram em julho podem realizar o saque-aniversário até o dia 29 de setembro. O saque-aniversário do FGTS fica disponível por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Portanto, os aniversariantes de maio e junho ainda têm a oportunidade de fazer o saque neste mês.
É importante lembrar que o saque-aniversário do FGTS não é liberado automaticamente. Quem desejar receber os valores precisa aderir a essa modalidade por meio do aplicativo oficial do FGTS.
Aqueles que optarem pelo saque-aniversário não poderão retirar o saldo disponível do FGTS em caso de demissão, mas ainda receberão a multa de 40% sobre o valor total. Quem não quiser aderir ao saque-aniversário pode manter a opção tradicional, o saque-rescisão, sem precisar fazer nenhuma escolha.
Quanto ao futuro do saque-aniversário do FGTS, ele pode ser discutido e possivelmente não aceitar novos pedidos no segundo semestre, após críticas do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho. A intenção é encerrar essa modalidade, pois os recursos do fundo de garantia foram criados para proporcionar segurança aos trabalhadores no final do contrato de trabalho, sem sobrecarregar o governo com solicitações de seguro-desemprego, e não para pagar contas rotineiras dos brasileiros. Por enquanto, não há suspensão, mas é válido conferir o calendário completo da modalidade até o momento.






Comentários